terça-feira, 28 de junho de 2016

            Atual Prefeito da cidade de Ruy Barbosa - Ba

História de:  José Bonifácio Marques Dourado
Autora: Eridan Martins de Araújo Dourado
Publicado em: 28/06/2016


José Bonifácio Marques Dourado, nasceu em Ibititá – Ba em dezoito de janeiro de 1955, filho de Edésio Marques Dourado e Laerte Bastos Dourado ( in memoriam ) terceiro filho do casal de uma família de sete irmãos. Saiu de Ibititá aos seis anos de idade para a cidade de Jacobina.
Em 1971, cursou o primário e o ginásio no colégio agrícola Álvaro Navarro Ramos “Escola Técnica Federal” concluindo o curso de técnico agrícola em dezembro de 1973.
Em 1974 iniciou sua carreira profissional no banco do Bradesco Agência Irecê, onde permaneceu por dois anos.
Em 1976, foi aprovado em Concurso Público exercendo cargo de Técnico Agrícola na Empresa EMATERBA na cidade de Ruy Barbosa, onde também estudou no Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, no curso de contabilidade. Casando-se em 1979, com Eridan Martins de Araújo Dourado, com quem teve dois filhos, José Bonifácio Marques Dourado Júnior e Kleber Manfrinne de Araújo Dourado permanecendo em Ruy Barbosa Ba, até 1980.
Em 1981 prestou concurso público na cidade de Salvador Ba, para cargo de Fiscal Rural no Banco BANEB, sendo aprovado e exercendo a função até 1982. Em 1981 novamente aprovado mais uma vez em outro Concurso Público do Banco do Nordeste do Brasil como técnico agrícola, sendo chamado para exercer a função em 1983, na cidade de Guanambi, trabalhou nas agências de Paulo Afonso, Itaberaba, Mundo Novo, Jacobina, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas onde até o ano de 2016 é lotado pela agência.
Em 2005, na cidade de Teixeira de Freitas, ingressou no curso de direito onde estudou até junho de 2008.
Carreira Política
Em 1982 ingressou na carreira política como candidato a vereador do Município de Ruy Barbosa Ba, sendo eleito o terceiro vereador mais bem votado; onde teve seu mandato caçado pela câmara de vereadores.
Em 1988, candidatou-se novamente como vereador o qual dessa vez foi o segundo vereador mais bem votado na cidade de Ruy Barbosa Ba. Tomou posse e foi eleito como presidente da câmara dos vereadores, em 1992 foi reeleito e agora o primeiro vereador mais bem votado do Município.
Em 1996, 2000, 2004, candidatou-se a prefeito do Município de Ruy Barbosa Ba, não sendo eleito.
Em 2008, retornou ao Município se candidatando novamente a prefeito, sendo eleito com uma grande expressão de votos, derrotando seu concorrente a reeleição, o prefeito em exercício Senhor Pedro Ramos.
Em 2012 se candidatou a reeleição e foi o primeiro prefeito a ser reeleito na história do Município.
O prefeito Bonifácio destacou-se na sua administração não somente em seu Município, mas, também em seu território e cidades da Bahia na UPB (União dos Prefeitos da Bahia) sendo eleito por duas vezes como vice – presidente da UPB, exercendo a função de represente dos prefeitos.
Na cidade de Ruy Barbosa Ba, se tornou um prefeito com uma administração marcante por oferecer espaços de discussões, debates e avaliações de políticas públicas o que não é surpresa, pois seu Plano de Governo levava o nome desenvolvimento com participação destacando-se também como o “ Governo de canteiro de obras em Ruy Barbosa”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário