quarta-feira, 22 de junho de 2016

Terceiro Bispo da Diocese de Ruy Barbosa
 


História de:  Dom Matthias William Schmidt
Autora:  Acervo da Biblioteca Municipal Prof.
ª Cora Bastos Guedes
Publicado em:  22/06/2016

     Nasceu em Nortonville, Kansas, EUA, no dia 21 de abril de 1931, caçula dos quatro filhos de Léo Schmitd e Ana Weishaar Schmitd.
  No dia 26 de abril de 1931 foi batizado recebendo o nome de William Luiz.
   O seu pai foi lavrador e morreu de peritonite aguda em1932. A mãe viúva criou os filhos trabalhando como contadora, ela faleceu em 1983. Os estudos primários e secundários foram feitos com as Irmãs e Padres Beneditinos em Atchisonk e Kansas, para onde a família tinha mudado em 1938. Entrou no mosteiro de são Bento em Atcgisonk  em 1951, recebendo nome de Matthias.
   Foi ordenado em trinta de maio de 1957.
   Por três anos foi professor de Biologia na faculdade de São Bentos. Veio para o Brasil em quinze de fevereiro de 1961, com a função de fundar um mosteiro beneditino em Mineiros, Goiás.
  Foi vigário em Mineiros de 1962 a 1972.
   Em dez de junho de 1972 foi nomeado Bispo auxiliar de Jataír, Goiás, recebendo a ordenação episcopal no dia dez de setembro de 1972.
  Em quatorze de maio de 1972 o papa Paulo VI o transferiu para Ruy Barbosa onde ele tomou posse no dia vinte e nove de agosto de 1976.
  Durante os seus anos nesta Diocese Dom Mathias procurou implantar os ensinamentos do Concílio Vaticano II, estimulando uma maior participação do povo nas decisões da igreja. Isto foi feito através de Assembleias Diocesana, conselhos paroquiais e comissões de festa do padroeiro. Nestes órgãos a participação do leigo foi bem maior e mais afetiva.
   Assim a igreja que estava atuando em Ruy Barbosa não queria ser apenas algo do Bispo nem só de Padres, mais de todo povo de Deus que vive nesta Diocese.
   Junto com a Assembleia Diocesana ele fez a opção preferencial pelos pobres e procurava ajudar o povo a se organizar em CEBs, CNB, sindicatos, associações, movimentos populares, para viver integralmente a sua fé e , por isso, reivindicar os seus direitos.
  As propriedades pastorais da Diocese são pastoral da Terra que assume a luta do povo para uma autêntica reforma Agrária e o direito à terra para quem nela trabalha, a pastoral, sobretudo os padres e religiosos vindos das próprias comunidades diocesanas que se preparam para servir essas comunidades como Jesus fez.
  Texto editado em comemoração ao centenário da Paróquia de Ruy Barbosa e aos 25 anos de fundação da Diocese de Ruy Barbosa-Ba.

Dom Matthias William Schmidt faleceu em 24 de maio de 1992, aos 61 anos de idade.

2 comentários:

  1. D. Matias, foi o Bispo que me ordenou sacerdote, no dia 22.12.1988, na cidade de Pintadas/BA, minha terra natal. Sou o 1° padre filho da terra ordenado por ele. Quando ele faleceu, eu estava como administrador paroquial, na cidade de Guapó/GO.

    ResponderExcluir
  2. D. Matias, foi o Bispo que me ordenou sacerdote, no dia 22.12.1988, na cidade de Pintadas/BA, minha terra natal. Sou o 1° padre filho da terra ordenado por ele. Quando ele faleceu, eu estava como administrador paroquial, na cidade de Guapó/GO.

    ResponderExcluir